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Qual a importância das Soft Skills na função do gestor?

por Hugo Anselmo, CEO do BAEX

Assumir cargos de liderança traz a necessidade de uma série de atributos que vão além dos conhecimentos técnicos na sua área. As soft skills são importantes para desenvolver certas habilidades que serão preciosas na condução das pessoas de sua equipe.


Mais do que um bom currículo, cheio de cursos, idiomas e capacitações na sua área de atuação, é importante executar bem esses talentos, buscar formas de atuação no ambiente corporativo que propiciem relações humanas, éticas e mais produtivas.


Continue a leitura conosco para saber mais sobre como as soft skills podem ser o diferencial na sua gestão de pessoas.


O que são soft skills?

São habilidades sociocomportamentais que apresentamos diante das diversas situações do nosso cotidiano. Não são os cursos realizados nem nosso conhecimento técnico avançado, mas certos comportamentos que guiarão a forma como vamos pôr em prática essas competências.


As soft skills são uma combinação de fatores comportamentais, traços da personalidade e certas atitudes que conduzirão de maneira mais fluente nossa comunicação e relação pessoal. Além disso, desenvolver bem as soft skills contribui muito para encontrar soluções mais rápidas e gerenciar momentos de conflito.


O ambiente de trabalho não se faz apenas de saberes técnicos, por mais altamente capacitados que sejam. Na verdade, a tendência do mundo atual é que o comportamento humano seja o diferencial nesse tecido corporativo.


Essas habilidades sociocomportamentais são ainda mais requeridas quando assumimos posição de gestão. Mas por que as soft skills são tão importantes para gestores?


Liderança e soft skills

Há muito a função de gestão tem como alicerce a capacidade de pessoas não só chefiarem uma equipe, mas de liderarem os demais em busca de alcançar os objetivos corporativos. A liderança, portanto, deve ser entendida como uma forma de motivar, incentivar, inspirar e guiar uma equipe.


Para todas essas características, podemos observar que aquilo que se exige vai além de um saber técnico na área de atuação. A forma como nos portamos, como nos comunicamos e agimos em determinadas situações são peça-chave para conduzir positivamente um grupo.

Nessa hora que as soft skills são o diferencial que a maioria das empresas exigem atualmente. É ter inteligência emocional para enfrentar os desafios, ter boa capacidade de boa comunicação e cultivar boas relações em todos os níveis organizacionais.


E mais: desenvolver soft skills é também se colocar disponível para o outro, buscar resolver conflitos, encontrar soluções em conjunto e negociar de forma mais assertiva e ética para alcançar melhores resultados.


No mundo atual em que exige que estejamos em constante transformação, sempre aprendendo e sempre se adaptando a novos sistemas, métodos e tecnologias, os desafios de gerir uma equipe são ainda maiores. Por isso, desenvolver as soft skills é tão importante nesse processo de liderança.


Seremos melhores gestores sempre que pudermos trabalhar em equipe, respeitando limites e espaços do outro e se adaptando com flexibilidade às novas demandas e buscando em conjunto ideias criativas. O caminho para essa boa gestão é desenvolver as soft skills.


A Baex tem uma série de vídeos sobre o tema no nosso canal do YouTube. Acesse nosso conteúdo lá e descubra mais sobre como uma posição de liderança será mais bem desempenhada com a ajuda das suas soft skills.



Hugo Anselmo, Empreendedor e educador. É Cofundador do BAEX e Cofundador da Acelera Escola de Empreendedorismo. Mentor no programa Acelera no Vale (EUA). Atua também como Professor de Empreendedorismo e possui experiência em empresas como Santander S/A e ABA Global Education.

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