top of page
  • Foto do escritorBAEX

Liderando em 8 passos

Escrito por Carlos Araújo.



1 - Liderança é ação

A definição de um objetivo relevante, específico, factível e estimulante é fundamental para uma liderança eficiente. Sabendo exatamente aonde quer chegar, você permanecerá motivado em toda a jornada. Além disso, pense sobre quais tarefas devem ser realizadas, a que tempo e quais as ações que precisam ser tomadas para alcançar seu objetivo. Um sentimento cresce e você diz “eu prometo...” trabalhar mais, estudar mais, conhecer mais, isso é demasiadamente vago – seja o mais claro e preciso possível. Pense um pouco: será que você realmente não tem tempo para trabalhar fora hoje? Sem chance para retornar aquele telefonema? Agarrar oportunidades antes que elas deslizem por entre os dedos é uma habilidade que você como líder deve ter em seu arsenal de ferramentas. Estudos mostram que esse tipo de planejamento ajuda o cérebro a detectar e aproveitar as oportunidades quando elas surgem, aumentando assim chances reais de sucesso em cerca de 300%.


2 - Liderar é saber delegar

Fazer o trabalho de outras pessoas é mais que estafante e você ainda perderá a oportunidade de desenvolvê-las. Se você é o protagonista de tudo, não terá gente boa e qualificada trabalhando ao seu lado por muito tempo.


3 - Liderança é otimizar o tempo

Aproveite suas interações, leituras e conversas para aprender a qualquer momento. Saber aproveitar as oportunidades e o tempo é um grande diferencial e pode lhe tornar um ativo valioso na resolução de problemas complexos. Se você estiver empenhado em fazer com que o seu tempo seja traduzido em conhecimento e desenvolvimento, acredite que sua cadeira estará garantida na sala de reuniões.


4 - Liderança é uma questão de prioridades

Preparação é tudo, mas reserve o tempo adequado para execução das tarefas e não abuse da sorte. Pessoas bem sucedidas sabem que não podem alcançar um objetivo difícil o tornando ainda mais desafiador. Afinal você pode ser multitarefa, mas não será multifoco, então só assuma as tarefas que você pode tocar com qualidade e delegue as demais.


5 - Liderança é reconhecer que o conflito pode ser criativo

Não se preocupe demais com suas ideias roubadas. Compartilhe-as para testar o seu mérito. Se você não assumir o risco, nunca saberá. Nada acontece se você não enxerga o conflito como um degrau para explorar a criatividade.


6 - Liderança só existe se validada por outros.

Um líder deve manter o controle e gerar um ambiente que facilite a performance. A semana começou assustadora e complexa? Respire fundo, clarifique as ideias e gere possíveis soluções para serem discutidas junto com sua equipe de trabalho. Seu foco e determinação para alcançar resultados deve ser o mesmo se sua equipe estiver ganhando ou perdendo. Lembre-se: somos o que nos apresentamos. Você não precisa se tornar uma pessoa diferente para se tornar um líder de sucesso. Nunca é como você está no momento, mas sim o que você faz que conta. Assim a confiança da equipe em sua liderança cresce e será validade pelos membros da equipe.


7 - Liderança é acreditar nos outros, tanto como em você

Seja um otimista, mas não deixe de fora o realismo. Quando você estiver definindo uma meta, seja positivo quanto a probabilidade de dar certo. Acreditar na sua capacidade e de sua equipe para vencer é útil para criar e sustentar sua motivação e de seu time, contudo, não subestime o quão difícil será chegar no objetivo e deixe claro os obstáculos que provavelmente a equipe enfrentará para alcançar a vitória. Liderar requer tempo, planejamento, esforço, persistência e acima de tudo acreditar na capacidade de execução das pessoas. Estudos provam que quanto mais nos envolvemos e interagimos com nossos colegas, maior é a chance de tudo terminar bem, tornando-o essencial para qualquer atividade.


8 - Liderança é capacitar pessoas a sua volta

Um bom líder dá a seus liderados liberdade criativa e disponibilidade para os aconselhar e orientar. Agindo assim, os membros de sua equipe desenvolverão o sentimento de pertencimento e contribuição necessários para a criação de uma espiral de desenvolvimento e crescimento. A cada objetivo, tarefa e problema apresentado a equipe, mais motivada esta estará para entregar o resultado esperado.


Manifestar interesse genuíno no desempenho, carreira e bem-estar dos seus liderados e colegas de trabalho, te transformará em um parceiro de jornada e colaborador do sucesso, o que talvez seja o maior desafio de um líder. Fica o apelo mesmo sabendo que falar é infinitamente mais simples do que realizar. Espero que você coloque em prática os aprendizados adquiridos com a leitura do texto e te desejo uma incrível jornada de desenvolvimento.


86 visualizações0 comentário
bottom of page