• BAEX

Como uma consultoria empresarial pode ajudar a sua empresa?

Por Hugo Anselmo, CEO do BAEX


Se você já fez a pergunta do título deste artigo, é porque alguns processos na sua empresa não estão claros e gerando incômodos. É justamente nesse cenário que uma consultoria empresarial surge para ajudar os empreendedores.


De forma organizada, uma consultoria vai identificar os problemas e propor formas de saná-los, melhorando o trabalho da organização. É um trabalho que exige dedicação, paciência e foco para produzir os resultados esperados.


E como isso tudo é feito? A resposta está neste artigo.


Definindo a consultoria empresarial


O trabalho de consultoria ganhou evidência quando os empresários perceberam que poderiam atacar falhas dos seus negócios e melhorar processos. Dessa forma, as empresas passaram a contar com profissionais externos que fazem um trabalho de identificação de problemas e estruturação de soluções visando o desenvolvimento do negócio.


Parece simples. Mas na verdade trata-se de um trabalho meticuloso que envolve conhecimento de mercado, entendimento do funcionamento do mundo corporativo, compreensão das abordagens pessoais e aplicação de métodos de trabalho.


Como cada empresa tem suas necessidades próprias, não existe uma fórmula para o trabalho de consultoria. Mas é possível usar metodologias próprias e outras já consagradas para fazer todo o trabalho e buscar os resultados almejados.


Em resumo, uma consultoria empresarial presta um serviço cujo objetivo é desenvolver a gestão da empresa em todas as suas esferas a fim de promover uma melhoria geral nas suas entregas e nos seus resultados.


Como funciona uma consultoria


Consultores e consultorias adotam diversos métodos e abordagens para realizar o seu trabalho. O que podemos afirmar é que, para isso, precisam passar por alguns processos que conduzirão aos objetivos da consultoria. São eles:


1. Levantamento de perfil


O primeiro passo da consultoria é conhecer o seu cliente. É um trabalho de levantamento de perfil, com informações sobre o negócio e seu funcionamento interno. Trata-se de uma observação panorâmica para o entendimento dos desafios e compreensão geral da cultura da empresa juntamente com o seu modus operandi.


2. Planejamento de ações


O passo 1 é um grande revelador de problemas. A partir dele, a consultoria já consegue antever o que é necessário alterar na empresa para que ela melhore. Isso é feito por meio de um planejamento, que delineará os problemas e suas causas, determinará as prioridades do processo de melhoria e proporá ações para sanear as dificuldades que a empresa enfrenta.


3. Plano de execução


Esta é uma fase crítica do processo, pois tem uma intervenção direta no trabalho corrente da empresa. É quando a consultoria começa a implementar as mudanças necessárias, com a colaboração das equipes. Pela natureza do trabalho, pode gerar desconfortos e até atritos, por isso é necessário amadurecimento e um trabalho forte de comunicação para que todos compreendam que as mudanças vêm para gerar melhorias.


4. Mensuração de resultados


O trabalho só está completo quando os resultados são mensurados e revelam os ganhos conseguidos com a consultoria. Eles são de naturezas diversas, por isso é importante indicar instrumentos de avaliação para medir os resultados das ações. Mas é importante lembrar que não é uma simples conta matemática. Portanto, nessa fase podem ser identificados novos problemas e outros podem não ter sido resolvidos. Aí é o momento de replanejar para continuar atacando as deficiências da empresa.


O trabalho de consultoria tem se mostrado essencial para o desenvolvimento do mundo dos negócios. Com tanta competitividade entre as empresas, aquelas que utilizarem os métodos mais corretos e eficientes terão uma grande vantagem no mercado. Por isso, consultorias empresariais têm sido tão requisitadas.


Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe com sua rede para que possam aprender e debater junto conosco.



Hugo Anselmo, Empreendedor e educador. É Cofundador do BAEX e Cofundador da Acelera Escola de Empreendedorismo. Mentor no programa Acelera no Vale (EUA). Atua também como Professor de Empreendedorismo e possui experiência em empresas como Santander S/A e ABA Global Education.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo