top of page
  • Foto do escritorBAEX

Consultoria de gestão empresarial: o que avaliar ao contratar?

Atualizado: 12 de nov. de 2021

Por Hugo Anselmo, CEO do BAEX

Nem sempre estar imerso no próprio negócio gabarita empresários e gestores a terem a melhor visão. Muitas vezes o dia a dia torna a sua percepção da empresa distorcida ou presa a pequenas ações que entravam o crescimento. Nesse momento, o melhor auxílio é contar com uma consultoria de gestão empresarial.


Um olhar externo e capacitado com profissionais de excelência é capaz de colocar toda a rotina e produção da empresa em perspectiva macro, de forma a ajudar quem está na condução dos negócios a enxergar de forma ampla novas soluções e ferramentas mais eficazes.


Uma consultoria de gestão empresarial é o caminho para alcançar esses objetivos e, provavelmente, esse é um desejo de muitos bons gestores que conhecem seu potencial de crescimento.


No entanto, muitas perguntas podem surgir sobre como avaliar uma boa consultoria e contratar de forma mais assertiva. É o que vamos discutir neste artigo.


O que uma consultoria de gestão empresarial pode oferecer?

O objetivo principal é tornar o negócio mais rentável e próspero. Ela vai, a partir de uma série de análises internas e externas, entender os entraves e gargalos da empresa e oferecer soluções para os problemas nas mais diversas áreas empresariais.


Contando com um time de profissionais experientes, a consultoria tem a possibilidade de enxergar de forma ampla pontos fortes e fracos de modo a otimizar o que está funcionando bem e corrigir aquilo que está em déficit.


E mais: a consultoria propõe soluções para tornar processos mais eficientes e com menos custos. A partir dessa reformulação em níveis macro e micro e com estratégias inteligentes de gestão, a empresa pode entrar em um patamar expansivo.


Lembrando que o trabalho de uma consultoria é sempre de troca. Um bom serviço de gestão não deve ser impositivo, mas baseado em uma construção perene entre ambas as partes.


O que considerar ao contratar uma consultoria de gestão empresarial?

São alguns itens que devem ser considerados na contratação de uma consultoria. É bom lembrar sempre que é um trabalho de expertise humana, portanto itens como experiência e multidisciplinaridade são fortemente requiridos para a ação consultiva.


Os quatro pontos abaixo dão um norte para uma boa escolha.


1. Base de clientes

Boas empresas de consultoria já têm em seu portfólio uma base de clientes satisfeitos que podem atestar o trabalho desenvolvido. Procure saber quem são e se tem depoimentos que comprovem o serviço prestado.


2. Certificação dos profissionais

Uma equipe gabaritada para desempenhar as funções tem certificações diversas nas áreas de atuação que proporcionam mais segurança. O resultado é um trabalho de excelência.


2. Metodologia

Procure saber qual a metodologia de trabalho da consultoria. Quais as etapas do processo desenvolvido, o objetivo em cada momento, os softwares utilizados, o tempo e os recursos investidos. Entenda o que eles estão oferecendo. No geral, o trabalho consultivo busca simplificar e melhorar.


3. Cases de sucesso

Fique atento ao que a empresa consultora já realizou no mercado para outros players. Assim, fica mais fácil entender o grau de comprometimento e entrega da contratada.


4. Atendimento

Converse sobre as formas de interação da consultoria com a sua empresa para garantir que existam feedbacks de forma rápida e contínua, sempre que necessário. Um bom atendimento facilita as relações de troca de informação que serão indispensáveis no processo consultivo.


Se pudermos focar em uma última e preciosa dica para fechar este artigo é a segurança que o gestor deve sentir nos profissionais da consultoria de gestão. Eles devem passar confiança e credibilidade a partir de suas formações e experiências.


Para saber mais sobre desenvolvimento de pessoas e negócios, siga o BAEX nas mídias sociais.



Hugo Anselmo, Empreendedor e educador. É Cofundador do BAEX e Cofundador da Acelera Escola de Empreendedorismo. Mentor no programa Acelera no Vale (EUA). Atua também como Professor de Empreendedorismo e possui experiência em empresas como Santander S/A e ABA Global Education.




88 visualizações0 comentário
bottom of page