• BAEX

Soft Skills: as habilidades do futuro

Atualizado: Abr 10

Escrito por Matheus Mendes.


Vivemos em um mundo dinâmico, extremamente exigente e cercado pelas tecnologias que

tomam conta das nossas rotinas como profissionais. Nesse cenário, o que pode diferenciar o homem da máquina? Somos realmente ameaçados pela tecnologia? Entenda o que são as Soft Skills e como elas podem contribuir para o sucesso da sua carreira no futuro.


A partir da premissa de que o mercado de trabalho está cada vez mais acelerado, percebemos que o script padrão para o sucesso profissional não funciona mais da mesma forma. Dessa maneira, o próprio mercado demanda novas habilidades para os profissionais atuais e quem ainda estiver com a mentalidade atrasada sobre a sua carreira, certamente sofrerá nos próximos anos. Mas então, o que fazer?


Antes de falar das Soft Skills, precisando entender o conceito de Hard Skills, que são as habilidades técnicas, ou seja, competências que aprendemos a partir das nossas formações tradicionais, cursos, treinamentos no trabalho e que podemos comprovar por diplomas. Eram essas habilidades que preenchiam o “script do sucesso” até pouco tempo atrás, principalmente por serem facilmente mensuráveis, facilitando as análises dos resultados.


A questão é que a tecnologia automatiza grande parte desses processos e tudo isso deixou de se tornar diferencial e passou a ser obrigação para todo e qualquer profissional minimamente competente. A partir de agora, precisamos nos atentar para as habilidades comportamentais como uma ponte que pode nos levar ao próximo nível de performance profissional.


“O diferencial do ser humano é ser humano.”


As Soft Skills são traços e comportamentos que caracterizam nosso relacionamento com os outros e que, com o avanço das estruturas organizacionais, tornaram-se fundamentais na formação dos líderes do futuro.



Entre as Soft Skills mais destacadas estão:


Comunicação: expresse suas opiniões e decisões de maneira clara e assertiva;


Criatividade: crie soluções para problemas do seu dia a dia;


Inteligência emocional: lide de maneira consciente e coerente com as suas emoções.


E como podemos desenvolver as Soft Skills?


  • Autoconhecimento


É fundamental saber quais são seus pontos fortes e fracos para potencializar as Soft Skills mais desenvolvidas na sua personalidade e aprimorar as menos desenvolvidas.


  • Empatia


Conhecer o perfil comportamental dos seus colegas, subordinados e superiores te auxiliará a identificar como se comunicar da melhor forma com cada tipo de pessoa.


  • Feedback


Estimule a troca de críticas positivas e construtivas constantemente e aproveite essa ferramenta para melhorar relacionamentos e entender o que precisa ser desenvolvido no seu comportamento para evoluir como pessoa e profissional.


Explorar o desenvolvimento de Soft Skills da mesma maneira que fazemos com as Hard Skills é a chave para o sucesso profissional e para uma gestão eficiente do seu negócio. Acompanhe o ritmo do mundo e se posicione corretamente para alcançar seus objetivos.




47 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone

BAEX
contato@baex.com.br
+55 81 99531-4004
Rua Alfredo Coutinho, 95. Caixa postal 06.

Poço da Panela, Recife - PE, 52061-130