top of page
  • Foto do escritorBAEX

Planejamento estratégico: O que você precisa saber para criar o seu!


Quando falamos em planejamento estratégico muitos gestores, por não entenderem a fundo, desprezam a criação de tal porque acham que a sua empresa não tem porte para isso ou que não é aplicável.


O planejamento estratégico permite à empresa visualizar qual o melhor caminho a ser tomado para o atingimento de um ou mais objetivos no curto, médio e longo prazo.


Acompanhe neste texto o que é planejamento estratégico e dicas para criar para sua empresa.


Desmistificando o Planejamento Estratégico

A ideia de que planejamento estratégico é coisa de empresa grande não é válida. Se todas as empresas possuem metas e objetivos, logo se faz necessário a construção desse planejamento para qualquer empresa.


Mesmo parecendo uma daquelas tarefas sem aplicação prática, planejar permite que a empresa se organize e tenha processos mais eficazes, assim evitando o desperdício e retrabalho.


Também é fundamental a participação de todas as equipes de todos os níveis da empresa. Sendo assim, com todos engajados fica mais fácil colocar em prática e alcançar os resultados propostos.


Por que seu negócio precisa de um planejamento?


Com o desenvolvimento desse planejamento a empresa consegue identificar suas forças e fraquezas, entendendo o mercado no qual está inserida e saber qual a melhor estratégia para se sobressair.


Com esse conhecimento a empresa começa a visualizar melhor os caminhos mais adequados para o crescimento.


Caso não esteja clara essa visão para a empresa, começa, então, um trabalho de achismos e intuição que, na maior parte das vezes, gera prejuízos até financeiros.


Quando está claro para os colaboradores onde a empresa está e aonde ela quer chegar, fica mais viável engajar todos em prol desse objetivos fazendo com que cada um se sinta parte igualmente responsável para tal.


Como fazer um planejamento estratégico?


Existem vários tipos e tamanhos de planejamentos estratégicos, que variam de acordo com o tamanho da empresa, a complexidade do negócio ou mercado inserido e a maturidade da sua equipe.


Mas podemos pensar, como regra geral, numa estrutura inicial simples e aplicável ao seu negócio. Abaixo temos algumas sugestões de passos que podem ser feitos e que são importantes na criação do seu planejamento.


1- Análise SWOT


Primeiramente a empresa precisa olhar para dentro. Essa análise será o levantamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.


É de suma importante envolver todas as equipes nesse levantamento. Uma vez feita olhando para dentro, agora olharemos para o mercado.


Essa análise é importante para entender qual contexto a empresa está inserida, quais ameaças rondam a organização como por exemplo a situação econômica do país.


2- Plano de ação


Agora a empresa já se conhece e entende o cenário atual no qual ela está inserida. Se faz necessário agora a criação de planos de ação.


É importante fazer uma boa reflexão sobre os objetivos que a empresa quer alcançar, pois se aqui não for bem pensado o planejamento estratégico tende a dar errado.


Depois apresente esse plano para todas as equipes. O objetivo aqui é manter todos motivados e alinhados com as metas.


3- Acompanhe os resultados


Agora é o momento em que a empresa precisa estar atenta a todos os indicadores de objetivos para saber se está indo bem ou não.


A empresa pode fazer isso através de dashboards que bem alimentados podem mostrar informações e dar o norte das próximas ações. Executando esse acompanhamento com frequência é possível rapidamente identificar as falhas ou desvios e corrigi-los antes de um prejuízo.


As otimizações constantes vão fazer com que os processos se tornem cada vez mais efetivos.


Estes passos simples já irão te ajudar a iniciar um processo de construção do planejamento estratégico na sua empresa. Como falei, planejamentos mais complexos podem ser feitos, sendo sempre importante com a ajuda de um profissional especializado, para que os caminhos e direcionamentos da empresa possam ficar mais claros e seguros.


Conclusão


Entendeu a importância do planejamento estratégico para sua empresa? Sem ele o caminho ficará muito mais nebuloso, propenso a ter muitas sequências de erros que poderiam ter sido evitados na construção do plano.


Sua empresa tendo claro as metas e os objetivos conseguirá colocar todos para remar em direção ao sucesso. Para este propósito serve o planejamento estratégico.


Quer saber mais sobre planejamento estratégico? Conte com a equipe de especialistas do BAEX, profissionais capacitados e com larga experiência em gestão, liderança, planejamento e controle.



44 visualizações0 comentário
bottom of page