top of page
  • Foto do escritorBAEX

Lifelong learning: por que é importante para a sua carreira?



Que o mundo atual passa por diversos tipos de transformações, todo mundo sabe, não é mesmo? É nesse cenário que o lifelong learning se torna cada vez mais importante.


O termo pode ser entendido como aprendizado contínuo, e tem considerável responsabilidade no sucesso de profissionais, em qualquer fase da carreira.


Isso porque, aprender é sempre necessário, e construir e desconstruir conhecimento para se adaptar às novas realidades é necessário não só na vida profissional, mas também na pessoal.


Nesse cenário, o melhor momento para colocar o lifelong learning em prática é sempre hoje. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!


O que é lifelong learning?


O lifelong learning é referente ao aprendizado contínuo de um indivíduo, e surgiu na década de 1990, quando passou a transformar o ensino, ao demonstrar que aprendemos a todo momento.


Assim, é possível compreender que o aprendizado não acontece apenas na sala de aula, mas em todos os momentos, o que inclui o trabalho.


Quais são os pilares do lifelong learning?


A Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ) é uma entidade responsável pela promoção do conceito de lifelong learning.


Segundo a organização, é possível trabalhar com quatro pilares fundamentais para a aprendizagem contínua. Veja a seguir!


1. Aprendendo a conhecer

A partir pela busca do conhecimento, é necessário entender como retê-lo, contando para isso com a ajuda de ferramentas e boas práticas de aprendizagem.


2. Aprendendo a fazer

Não adianta saber a teoria e não colocar em prática, certo? É por isso que você precisa saber a diferença entre conhecimento e aprendizado.


O conhecimento é ter acesso a uma informação Já o aprendizado é colocar a informação em prática.


Logo, para que você tenha sucesso em suas atividades profissionais, esses dois conceitos devem caminhar sempre juntos.


Por isso, aprender fazendo possibilita autonomia para que você não seja apenas mais um executor de tarefas automáticas, ou que você fique preso na teoria e esqueça da prática.


3. Aprendendo a viver

Seja no âmbito pessoal ou profissional, ninguém está completamente isolado, não é mesmo?


Por isso, o terceiro pilar do lifelong learning diz respeito a entender a existência das conexões entre as pessoas.


Isso é importante para estabelecer a empatia, gerenciar eventuais conflitos e possibilitar o aprendizado em grupo.


4. Aprendendo a ser

Partindo do princípio de que todas as pessoas têm o potencial de aprender, o lifelong learning prega o desenvolvimento da autonomia com autorresponsabilidade para aprender coisas novas.


Por que Lifelong learning é importante para a sua carreira?


Com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas acontecendo o tempo todo e modificando o modo de pensar e agir de gestores e organizações, estar em constante evolução é fundamental para se manter competitivo no mercado.


Você pode continuar aprendendo em todas as esferas da vida, o que o ajudará a criar competências e habilidades primordiais para a construção de um conhecimento sólido e também útil para o seu sucesso enquanto indivíduo.


A busca desse conhecimento pode ser feito de diversas maneiras, entre eles apostando na educação corporativa, fazendo cursos online, conversando com a nova geração de trabalhadores e até mesmo investindo em leituras e conteúdos de referência.


Viu como o Lifelong learning é importante para a sua carreira e como a busca pelo aprimoramento pode ajudar você a se destacar no mercado de trabalho? Para incorporar essa filosofia na sua vida, mantenha a mente aberta e receptiva a novas ideias.


Gostou deste artigo sobre lifelong learning? Então, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!



Hugo Anselmo, CEO do BAEX.

114 visualizações0 comentário
bottom of page