top of page
  • Foto do escritorBAEX

Incrivelmente Simples - A obsessão que levou a Apple ao Sucesso

Autor: Aloisio Sotero*


A simplicidade é a máxima sofisticação", assim pensava Leonardo Da Vinci e presentemente Steve Jobs com a sua obsessão pela simplicidade.

Fazer o simples nem sempre é simples assim. O caminho mais simples nem sempre é o mais fácil, em geral demandando mais tempo, mais energia e talento.

O livro que recomendamos hoje é o “Incrivelmente Simples”, de autoria de Ken Segall.

Ken Segall é ex-diretor criativo da Apple e artífice da campanha publicitária mais famosa e eficaz da empresa, “Think Different”. Segall trabalhou 12 anos com Steve Jobs, desde o seu retorno à Apple em 1997 até sua morte. Ken foi também responsável pela criação do nome "iMac".

Neste livro ele nos traz um relato profundo das ideias de Steve Jobs que levaram a Apple a ser a mais valiosa corporacao do atual século.

Segall aponta dois fatores chaves por esse sucesso: a simplicidade de todos os seus produtos e um líder carismático e visionário.

A respeito da eficácia da estratégia da empresa de Cupertino, conclui: “Alguém sabe como se chama o CEO da Samsung?”. Alfineta Segall.

Os 10 elementos essenciais da Simplicidade que funda-se no modo Pensar Diferente de Steve Jobs e que se tornou o mantra da Apple conforme relata Ken Segall:

1.Pense Direto

A Simplicidade requer franqueza; seja direto, sem rodeios.

Essa comunicação honesta inclui a política feedbacks, dar e receber retorno. Essa atitude economiza tempo e evita retrabalho.


2.Pense com Grupos Pequenos

Pequenos grupos de pessoas talentosas com autonomia, eis um fator incrivelmente poderoso. Um pensamento grandioso aliado à atenção em cada detalhe. Grupos pequenos tendem a melhores resultados.


3.Pense com o Mínimo de Opções

Muitas opções confundem. Qual o mínimo mantendo-se alta qualidade e opções "suficientes"?

Saiba que, a cada vez que tenta comunicar mais de uma coisa, você está diluindo a atenção do seu público. Se for necessário transmitir várias mensagens, encontre um tema em comum a todas e concentre-se em promover essa ideia.

Um mar de escolhas significa nenhuma escolha ou o clássico "paradoxo da escolha’’, onde mais é menos decisão.


4.Pense em Movimento

Mire de forma realista no alto e mantenha-se sempre em movimento. Para atingir a excelência, dois elementos são necessários: Planejamento e escassez de tempo.

O cronograma perfeito não existe, desconfie do cronograma "tranquilo".


5.Pense Icônico

É sempre útil cristalizar sua forma de pensar em uma imagem que simbolize a ideia, ou o espírito dessa ideia. Com o tempo, uma imagem conceitual proporciona às pessoas um jeito fácil de identificar sua empresa, sua ideia ou seu produto.


6.Pense em Frase

Palavras são poderosas, porém aumentar o número de palavras não aumenta, necessariamente a clareza e o poder de suas ideias . A melhor maneira de fazer você ou sua empresa parecerem mais inteligentes é expressar uma ideia com total simplicidade e clareza. Uma frase que ajudará a ser lembrado.


7.Pense Informal

Livre-se dos ornamentos das grandes corporações. A formalidade é muitas vezes perda de tempo. Operar como uma empresa menos hierárquica aumenta a produtividade de todos. Quebre as convenções como na moda casual.


8.Pense Humano

Mantenha sempre em mente que todo grupo é composto de seres humanos, que naturalmente reagem bem à simplicidade. O melhor conselho é: só respeite a natureza humana.


9.Pense Cético

As forças da complexidade lhe dirão que algo não pode ser feito, quando, em geral, aquilo só requer um esforço adicional. Não permita que o desânimo alheio imponha limites às suas ideias.


10. Pense em Estado de Guerra

Tempos extremos exigem medidas extremas. Um momento extremo é quando suas ideias se veem em uma situação de vida ou morte. Quando a vida da sua ideia está em jogo, a última coisa que você quer é uma luta justa e nunca se esqueça do que pode muito bem ser sua arma mais eficaz: sua paixão pela ideia.

Confesso que este Livro tem sido um dos meus guias no meu trabalho de Design de Negócios e Gestão de Finanças Corporativas nas empresas que trabalhei é empreendi nos últimos anos.


*Aloisio Sotero, Professor BAEX.

464 visualizações0 comentário
bottom of page