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Gestão de Crise em tempos de isolamento

Atualizado: 10 de abr. de 2020

Escrito por André Cavalcanti.


Assim como seguros, um plano para uma crise é algo que desejamos nunca chegar a utilizar. Contudo, mais do que não querer que precisemos colocá-lo em prática, queremos mais ainda termos esse plano feito no momento de necessidade. Dessa forma, é um esforço válido que tende a minimizar danos e efeitos de crises na realidade operacional e financeira da empresa.

Tendo ou não o plano com antecedência, a gestão da empresa precisa se preocupar com questões que, em momento de crise, são potencializadas, como por exemplo:


  • Contato com a equipe

Isolamento vai contra a natureza humana de seres sociais. Estar em casa sem ver pessoas, trocar ideias e ter insumos para a mente afeta o ser humano. A produtividade pode cair, a atenção às demandas, a imunidade pode ser afetada, entre outros. Como solução, reuniões por videoconferência são interessantes. Ver o rosto dos colegas de trabalho, compartilhar as experiências, trocar vivências não necessariamente relacionadas a trabalho.




  • Evitar reações desproporcionais

Todos ficam receosos em tempos de crise. Com desconfiança do mercado, da capacidade de receber e, consequentemente, da capacidade da empresa de honrar seus compromissos. Claro que devemos tomar cuidados, mas temos que fazer o máximo possível também para manter a economia girando, sempre lembrando de cuidar de nossa saúde.

  • Oferecer suporte, e contar com a ajuda de parceiros

Estar disponível para apoiar seus clientes nesse momento, com flexibilizações, pode fazer toda a diferença entre desacelerar estrategicamente a empresa e depois retomar o passo, de travar tudo e suspender atividades, tornando a retomada muito mais difícil. Tanto ofereça condições facilitadas como conte com elas, o mercado tende a se ajudar para manter a engrenagem funcionando.

  • Se comunique

Colaboradores, clientes, fornecedores, mercado. Todos só vão saber quais os planos da sua organização se você se comunicar. Você continuará atendendo as demandas? Avise! As vezes saber que os outros estão mantendo o processo mesmo em tempos difíceis ajuda a refletir o comportamento dentro de casa.

  • Se prepare para o pior, mas espere o melhor

Se mantenha otimista, mas tenha sempre um plano para caso a situação mude, tanto para melhor quanto para pior. Tudo pode ser suavizado com ações tempestivas. Mas se você deixar para pensar em soluções apenas quando a situação já mudou, tudo pode se tornar mais difícil.

  • Se mantenha atualizado

Em tempos de crise, as mudanças vêm a galope. É imprescindível que você esteja atualizado. Esteja ligado a pessoas que te apoiem nisso. Legislações trabalhistas, tributárias, financeiras, operacionais. Tudo muda rápido e como dito, tomar ação tempestivamente sai muito mais barato do que tardiamente.

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