• BAEX

Entregas Locais no Modelo Last Mile

Autor: Aloisio Sotero


"Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia... Tudo passa tudo sempre passará...”. Inspira-nos Lulu Santos em sua composição "Como uma Onda no Mar".


O distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus acelerou a digitalização dos negócios, ou seja, tudo pode chegar à casa das pessoas. Em outras palavras, o negócio é “deliverar”. Não espere que o cliente bata à sua porta. Seja rápido e vá até ele. Os negócios ampliaram a sua abrangência e eficiência. A pandemia nos trouxe desafios inimagináveis sob todos os pontos de vista.


Desde as escolas com ensino a distância digital; os consultórios médicos; os escritórios foram para o trabalho nos "home office”; os restaurantes viraram delivery de comidas e alguns deles se transformaram nas famosas "dark kitchen", que servem os pratos nas casas sem salão com mesas; os shows de artistas viraram as lives; os bancos cresceram com os home Banks chamados de Fintech e agora o famoso pix que são links para pagamentos 24 horas por dia. Só para citar alguns exemplos. Vive-se um mundo que se diz #figil, um híbrido de presencial e digital.


Não menos importante é a tarefa de fazer chegar os pedidos e os produtos de forma correta na mão do consumidor, a famosa logística de entrega a domicílio. Um diferencial no negócio!. Não estamos falando aqui de apenas ter entregadores no tempo certo e em quantidade suficiente resolveria o problema, pois os pedidos são feitos em múltiplas plataformas via WhatsApp, eCommerce, Instagram, Facebook. O verdadeiro X da questão é quanto custa entregar e em quanto tempo. Pedidos na palma da mão. Logística de entrega é o grande desafio no Brasil. Muitas vezes o tempo de logística de entrega do exterior para uma warehouse no Brasil é menor do que delivery interno.


Nesse ponto relacionado à logística de entregas temos um case de sucesso: A SODE, Soldados de Entrega, uma plataforma inovadora em delivery. Há cinco anos a SODE agrega valor a grandes redes em todo o Brasil. Funciona como um Hub para todos os canais de vendas, seguindo um modelo via um algoritmo de inteligência artificial.


No interior Sertão, a inovação chegou


Assim como nas grandes capitais, constato com entusiasmo que esses serviços chegaram ao Sertão pernambucano com iniciativas locais. Arcoverde Delivery no seu celular já atende as entregas de alimentos, lojas de roupas e acessórios, pet shows, eletrônicos, um app para comércio local direto dos estabelecimentos aos consumidores, a chamada entrega direta ou como batizou na Europa e Estados Unidos "last mile", a entrega da última milha .

A proposta do App é coletar os dados de supermercados, mercadinhos, farmácias, padarias, restaurantes e lanchonetes que estão com o serviço de entrega em residências, para facilitar a utilização dos internautas e usuários de smarthpone do município. Para o taxistas e moto táxis funciona como um uber ou indrive.


Outras iniciativas encontramos no Sertão, na cidade de Serra Talhada. Reinventando o já conhecido conceito de entrega a domicílio, o atual delivery , três jovens, respectivamente, Jonadabe de Castro Lustosa, Romerito Nogueira e Thiago Severo graduados em Sistema de Informação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco desenvolveram um aplicativo que reúne ofertas atrativas, um aplicativo de delivery 100% prata da casa , feito no Sertão de Pernambuco. O Serve Local & Delivery está implementado na cidade há cerca de um mês e já reúne mais de 30 estabelecimentos comerciais da cidade e pelo menos 400 usuários ativos realizando seus pedidos via aplicativo.


Desenvolver diferenciais impactam os modelos de negócios locais como cartão fidelidade online para os usuários, cupons de desconto para os clientes e chat on line para estreitar os laços garantindo a qualidade do atendimento aos clientes. A comanda online é também uma novidade que promete revolucionar o mercado local. “Vamos ter atendimento local onde o cliente pode fazer check in no estabelecimento e fazer seus pedidos pelo aplicativo. Isso vai implicar em uma redução de atraso nos pedidos na mesa, vai anular a questão de erros em comandas, não tirando o trabalho do garçom, mas dando autonomia ao cliente para o controle de seus pedidos e sua comanda", disse um dos idealizadores da plataforma sertaneja.


Assim nosso Sertão nos traz exemplos de modernidade, atualização e inovação na economia digital. Fantástico o poder criativo e inovador! Que venham novos aplicativos e que promovam as economias locais ampliem as oportunidades no varejo, educação agricultura , saúde, finanças que são avenidas cheias de oportunidades.



Professor de Finanças Corporativa, Designer de Negócios Digitais e co-fundador da Escola Baex de Negócios


4 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone

BAEX
contato@baex.com.br
+55 81 99531-4004
Rua Alfredo Coutinho, 95. Caixa postal 06.

Poço da Panela, Recife - PE, 52061-130