top of page
  • Foto do escritorBAEX

Como elaborar um bom Plano de Negócios

Recomendação de Leitura por: Professor Aloisio Sotero


A sugestão hoje é o livro “As Cinco Perguntas Essenciais que você deveria fazer sobre sua empresa”, de Peter Drucker, destinado aos leitores que queiram aprender como elaborar e executar um plano de negócios para sua empresa independente do tamanho.


Este livro de Peter Drucker, o pai da administração moderna, em colaboração com Jim Collins, Phililip Kotler, é um verdadeiro tratado de como elaborar um bom plano de negócios.


O livro nos ensina responder perguntas simples, como por exemplo, quem é nosso cliente e o que ele valoriza. Todo negócio começa com o cliente e preste atenção a ele: a sua única fonte de receita . Simples Assim! Em tempos de transformação digital não espere que ele vá até você. Faça o seu trabalho e chegue rápido.


E o livro também nos traz respostas: qual a missão e propósito do seu negócio? O que o faz competitivamente sustentável? Pense nisso.


As 5 perguntas essenciais é antes de tudo um processo de auto-avaliação. Um método para avaliar o que você está fazendo, por que está fazendo e o que precisa fazer para melhorar o desempenho de negócio.


  1. Qual é nossa missão?

  2. Quem é nosso cliente?

  3. O que o cliente valoriza?

  4. Quais são nossos resultados?

  5. Qual é nosso plano?


Mantenha um foco permanente em suas metas! E não esqueça de encontrar a histórica nos números de sua empresa!


Pratico os ensinamentos de Drucker, desde 2008, ao participar da elaboração do design de negócios da internacionalização do sistema de reservas do Duty Free do Brasil , como co-fundador e CFO da Wine, na Academia Europeia de Firenze e recentemente nas aulas de Finanças Corporativas para empresas em transformação digital e no novo modelo digital da Escola de Negócios da BAEX.


Boa leitura!



Aloisio Sotero é professor de Finanças para Economia Digital .Co-fundador da Escola Baex de Educação Executiva . Conselheiro Editorial do Jornal do Sertão.

14 visualizações0 comentário
bottom of page