• BAEX

As Oportunidades Disfarçadas nas Crises

Autor: Aloisio Sotero*



Nesse contexto de pandemia surgem oportunidades e importantes tendências em especial nas áreas de Big Data, Virtualização, Automação, Digitalização, Direitos Digitais, Governança Pública e Privada, Internet das Coisas, Meio Ambiente, Capitalismo dos Stakeholders.

Com base na sua experiência exitosa como empresário, palestrante e publicitário, Carlos Domingos, que também trabalhou como colunista no jornal O Valor Econômico e foi membro do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR) em seu mais novo livro intitulado "As Oportunidades Disfarçadas 2" nos traz uma poderosa fonte de criatividade e insights baseados na análise das oportunidades que vêm disfarçadas em crises.

Uma das milhares de citações de Domingos neste livro merece um destaque especial : “Que inspiração e desafio fantástico nos dias atuais! Devemos procurar os problemas e não fugir deles" e mais, "a questão não são as limitações, mas o melhor que você pode fazer dentro das limitações".

O livro que li e recomendo nos traz mais de uma centena de exemplos que reforçam a sua tese. Considero o autor um decifrador de oportunidades, ou melhor, um verdadeiro Sherlock Homem que identifica oportunidades na riqueza dos detalhes de uma crise. Domingos destaca que só quem for capaz de resolver conflitos, preencher lacunas, propor soluções criativas para situações complexas e fazer mais com menos terá lugar assegurado nesta nova realidade do mundo VUCA, uma sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade).

Esses quatro conceitos são usados para descrever o mundo em que vivemos atualmente, de mudanças rápidas e com diversas facetas. Segundo Carlos Domingos, a ideia de transformar problemas em oportunidades – que é tão antiga quanto o homem –, falo é da expressão exata “opportunity in disguise”. Ao estudar a origem da expressão citada cheguei a meados do século 18.

No seu portfólio criativo de oportunidades Domingos destaca alguns exemplos importantes:

  1. Oportunidades Disfarçadas em Insatisfação dos Clientes > Assim foram criados o Nubank no Brasil, a Netflix , Uber , Vivido e Zappi entre outras . "As empresas que subestimam os consumidores correm cada vez mais o risco de ganhar novos concorrentes. E empresas que de fato valorizam e ouvem os clientes ganham fãs, colaboradores e até sócios", defende o autor.

  2. Oportunidades Disfarçadas nos Erros > Desta forma nasceram o Instagram, Berlizt Escola de Línguas, IKEA, o gigante dos móveis.

  3. Oportunidades Disfarçadas nas limitações > Cresceram o mouse da Apple , o controle remoto da Nintendo, a Lacta com promoções dos ovos de Páscoa nos tetos das lojas Americanas no Brasil, uso do amarelo por Van Gogh e mais Celso Athayde que fundou a Favela Holding no Brasil.

A lista de Domingos com suas vivências e experiências nos traz exemplos baseados em oportunidades criadas por fracassos, acaso tragédias pessoais e até guerras. Lembra o grande empresário e publicitário um fato interessante e exemplar: "Quando comandava minha agência de publicidade era comum ouvir da equipe... (sic) Com este prazo, não dá. Com esta verba, não dá. Com este briefing, não dá... (sic). Eu sempre respondia a mesma coisa: a questão não são as limitações, mas o melhor que você pode fazer dentro das limitações”.

Por estas razões recomendo vivamente essa leitura que nos ensina também como podemos nos tornar verdadeiros caçadores de oportunidades. Ao finalizar destaco a trilha proposta por Carlos Domingos: curiosidade, resiliência, criatividade com um maior portfólio de experiências e não aceite o desconforto de uma situação.

Boa leitura e novos insights.


*Aloisio Sotero é Diretor de Programas de Lifelong Learning da BAEX e apresentará um Talks no Programa de Capacitação de Executivos na Era Digital sobre as oportunidades que a aceleração digital trouxe para as empresas, impulsionadas pela pandemia do COVID19 (https://www.baex.com.br/pce-eradigital).


13 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone

BAEX
contato@baex.com.br
+55 81 99531-4004
Rua Alfredo Coutinho, 95. Caixa postal 06.

Poço da Panela, Recife - PE, 52061-130