top of page
  • Foto do escritorBAEX

Administrando uma empresa financeiramente

Escrito por Antônio Carlos Ventura.


Gerir os recursos físicos, financeiros e humanos de uma organização é o grande desafio das lideranças, em contrapartida é o que estimula e atrai os profissionais adequados a estarem nos lugares certos. Portanto, obter êxito na gestão das organizações é cercar-se de competências e expertises profissionais, no mínimo, no limite das necessidades, pois são as pessoas apoiadas em bases técnicas e científicas, suportadas por processos ajustados e sistemas parametrizados eficazmente que realizam e garantem os resultados.



Por outro lado, torna-se um grande desafio das empresas, atrair profissionais competentes, estabelecer os processos e controles internos, além das políticas e normas de governança que deem sustentação e permita uma gestão eficaz e voltada para o crescimento.


As máquinas precisam da manutenção e do uso adequado para produzirem em alta performance, o recursos financeiros precisam ser cuidadosamente aplicados e suas sobras seguramente guardadas, já as pessoas, precisam estar motivadas, se sentirem úteis e importantes, respeitadas e recompensadas financeira e emocionalmente, daí a responsabilidades e as habilidades dos gestores são testadas de fato. Fazer as pessoas compreenderem os objetivos, estabelecer e comunicar metas justas e factíveis e apoiar o trabalho individual e coletivo é o grande desafio, mas também, em compensação, é a grande vitória. Tudo isso posto e aplicado de maneira harmônica, gera na visão mais holística possível, um ambiente valorizador do resultado e reconhecedor da contribuição. Normalmente isso leva as empresas a obterem lucro, e é para isso que elas existem.


Tanto ao longo de minha jornada como executivo, como no exercício da consultoria empresarial tive a oportunidade de participar da vida das empresas de vários tamanhos e dos segmentos mais diversos e não consegui encontrar nenhuma que conseguisse se afastar desses desafios e obter êxito. Dessa forma, preparar-se, capacitar-se continuamente é o que possibilita gerir com alto desempenho, do contrário é mero acaso.



35 visualizações0 comentário
bottom of page