
A gestão financeira não é útil somente para manter as contas da empresa em dia, mas sim, para obter dados sólidos das finanças na hora de tomar qualquer decisão importante objetivando o bom desempenho e futuro do negócio.
Informações confiáveis são muito importantes para os gestores administrarem a empresa com eficiência. Sem elas, é difícil conduzir o negócio aos seus objetivos e se manter competitivo no mercado.
A boa notícia é que existem muitas formas de manter a gestão financeira organizada, são ferramentas que facilitam a rotina.
Ferramentas gratuitas para gestão financeira
Quando a tecnologia não era presente nas empresas, a gestão financeira era feita por meio de planilhas e anotações manuais. Mas, isso ficou no passado, pois agora é possível ter acesso a ferramentas informatizadas gratuitas para armazenar os dados.
1- SISControle
Essa ferramenta de gestão financeira foi desenvolvida para ajudar pequenas e médias empresas a realizarem o controle total de contas a pagar e receber, controle de estoque, conciliação bancária, gestão de clientes, emissão de notas, emissão de mais de 40 relatórios gerenciais e etc.
Esse software ainda tem um módulo exclusivo para controle de vendas, locações e prestações de serviços. Oferece recursos para controlar comissões de funcionários e limites para descontos.
É uma ferramenta completa que envolve gestão financeira e muito mais.
Possui versão paga e gratuita.
2- Hábil Empresarial:
Ferramenta de gestão financeira muito conhecida no mercado, ele possui muitas funcionalidades como: controle de estoque, fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, emissão de notas e etc.
Tem a versão paga e gratuita. É claro que existem diferenças entre ambas, a versão paga é mais completa e tem suporte online.
O sistema é intuitivo, o que torna o software bastante popular entre as pequenas e médias empresas que buscam um controle financeiro completo para seu negócio.
3- RP Controle Financeiro
Controlar as finanças da empresa com um software fácil de utilizar é o que muitas empresas querem, sobretudo as de pequeno porte que não possuem muitos funcionários para realizar a rotina de atividades diária.
O RP Controle Financeiro se enquadra dentro dessas expectativas, é funcional e possui muitos recursos como: Cadastro de clientes, fornecedores e colaboradores, livro-caixa, controle de contas a pagar e receber, previsão de lucros, controle de salários de funcionários.
Essa ferramenta para gestão financeira disponibiliza recursos básicos, ideal para pequenos negócios.
Tem versão gratuita. Também disponibiliza o teste gratuito da versão mais avançada para gestores conhecerem o sistema.
4- QuickBooks ZeroPaper
Pequenas empresas podem se beneficiar bastante com essa ferramenta gratuita para gestão financeira.
Vale lembrar que a gratuidade é durante o teste que eles fornecem para que o empreendedor conheça o software.
Todavia, a versão paga tem um custo bastante razoável.
O QuickBooks possui funcionalidades de um ERP como: Nota fiscal integrada, fluxo de caixa, emissão de boletos, inúmeros relatórios financeiros, gráficos intuitivos, controle de entradas e saídas e etc.
O Zeropaper não é tão completo como o QuickBooks online, por isso, é indicado para microempresários com operações menos complexas.
5- Meu Dinheiro
O Meu Dinheiro é uma ferramenta gratuita para gestão financeira empresarial ou pessoal. Também tem a versão paga.
É indicado para empresas de pequeno porte e se destaca pelo design intuitivo.
Entre as funcionalidades do software estão: Controle financeiro, controle de projetos, acompanhamento de metas, controle de despesas, contas a pagar e receber e etc.
O uso de ferramentas para gestão financeira é essencial nas empresas, pois ajudam a reduzir gastos desnecessários, otimizam os resultados e aumentam os lucros do negócio.
Em meio a tantas opções, o gestor deve escolher aquela que melhor se adapta às operações da sua empresa.
Comments