
Você sabe como aumentar o lucro da sua empresa?
Desenvolver estratégias e buscar ações para o crescimento financeiro são as principais tarefas de um gestor. No entanto, esse tipo de ação precisa ser tomada com muito planejamento e de forma embasada.
Para aumentar o lucro da sua empresa é importante implementar ações que maximizem o faturamento e minimizem as despesas. Agora, listamos algumas dicas importantes que você deve colocar em prática. Confira!
1. Amplie a carteira de clientes:
Essa parece uma dica óbvia, afinal, quanto mais clientes você tiver e mais vendas fizer, maior será a lucratividade do negócio. No entanto, é importante buscar estratégias para divulgar a empresa e alcançar esses novos públicos.
A ferramenta principal para isso é o marketing. Logo, utilizando boas estratégias de marketing, você atrai mais pessoas e faz com que seu negócio vire referência dentro do nicho.
Aqui, a dica é buscar novos canais de divulgação e vendas, como marketplaces, revendedores e distribuidores para aumentar a oferta de serviços e produtos, inclusive, aos clientes que já compram como você.
2. Busque estratégias de fidelização
Além de captar novos clientes, é fundamental reter os antigos para manter um fluxo de consumo constante. Isso porque, vender novamente para um mesmo consumidor é muito mais barato do que conquistar novos públicos.
Assim, a dica é focar em um bom atendimento pós-venda e criar estratégias, como programas de fidelidade ou descontos para filiados. A fidelização de clientes, além de aumentar o lucro, também é uma boa forma de economizar com marketing, afinal, consumidores satisfeitos tendem a indicar seus produtos e serviços para outras pessoas.
3. Organize o financeiro e corte custos desnecessários:
Como já citamos, para calcular o lucro da sua empresa, é preciso subtrair os custos e despesas que a companhia teve para produzir e vender aquele item.
Sendo assim, buscar ações para minimizar custos é fundamental para melhorar a sua lucratividade. O primeiro passo para isso é organizar o seu departamento financeiro, entendendo melhor as despesas, custos, receitas e investimentos.
Esse tipo de organização é fundamental para colocar a casa em ordem e identificar gastos desnecessários e excessivos, como juros por atrasos de pagamentos. Depois de organizar o setor, ficará mais fácil criar planos estratégicos de ação e entender quais áreas precisam de mais investimentos e quais podem ser enxutas.
4. Tenha uma boa gestão de fornecedores:
Outra estratégia eficiente para aumentar o lucro é a gestão de fornecedores. Logo, é importante criar parcerias sólidas com empresas que tenham qualidade, preço justo e bons níveis de serviço.
Com essa boa relação de parceria, fica mais fácil negociar prazos e valores para pedidos recorrentes, o que minimizará os custos.
5. Aprenda a precificar corretamente:
A precificação de um produto ou serviço é uma tarefa importante e bastante desafiadora para a organização. Por conta disso, ela não pode ser feita com base em achismos ou sem embasamento.
O preço de venda de um item influencia totalmente na decisão de compras do cliente, no entanto, baixar o valor para vender mais pode fazer com que você perca seu lucro. Dessa forma, é preciso muito equilíbrio na hora de definir preços, buscando sempre oferecer a melhor oferta para ter lucratividade.
Assim, o primeiro passo na hora de definir os valores é saber o custo de produção ou de compra dos produtos e serviços. Só com esses dados em mãos, será possível definir uma margem de lucro positiva.
Além do custo de produção, a empresa deve considerar a margem de contribuição, que representa quanto da venda cobrirá custos e despesas fixas da empresa e, ainda, gerará lucro. Desse modo, caso essa margem não seja suficiente, a empresa pode estar apresentando ótimas vendas, porém, ainda assim, não ter o lucro desejado.
Outro fator importante que precisa ser explorado para atingir um ponto de equilíbrio é conhecer o faturamento mínimo mensal que a organização precisa ter para conseguir pagar as contas e começar a lucrar.
6. Invista em tecnologia:
A tecnologia pode ser uma grande aliada na otimização de processos e no aumento do lucro de uma empresa. Com um bom sistema de gestão, a organização consegue ter uma visão mais completa de cada setor e minimizar o tempo gasto com tarefas repetidas e burocráticas.
Provavelmente, você já ouviu a expressão “tempo é dinheiro” e, no mundo dos negócios, essa máxima não poderia estar mais certa. Automatizando processos e otimizando as equipes, é possível garantir um time mais focado no que realmente importa: uma gestão estratégica que busca minimizar gastos e maximizar os lucros.
7. Tenha uma boa gestão de pessoas e retenha talentos:
Você pode nunca ter associado essas duas coisas, no entanto, uma boa gestão de pessoas também é uma excelente forma de aumentar seus lucros. Isso porque, melhorando a produtividade da equipe, é possível criar uma economia em escala.
Desse modo, pense, por exemplo, quanto tempo do expediente de seus colaboradores é efetivamente gasto com trabalho produtivo. Algumas pesquisas sugerem que apenas 39% do período realmente gera resultados, enquanto o restante é perdido e traz custos desnecessários.
Assim, quanto mais produtiva é a sua equipe, maior é o aproveitamento do expediente e a economia de gastos. Portanto, a gestão de pessoas é uma estratégia crucial. Isso porque, é ela que garante a criação de metas inteligentes e desafiadoras, assim como a motivação e o treinamento dos colaboradores.
Outro fator que impacta nos lucros são as altas taxas de turnover. Ainda, desligamentos, contratações e processos de recrutamento e seleção custam dinheiro e tempo para as empresas.
Além disso, quando você investe no treinamento e desenvolvimento de um profissional e ele se desliga da companhia, esse investimento também não traz os retornos esperados. Logo, é fundamental que o RH e os gestores mantenham um bom clima organizacional e busquem estratégias de retenção de talentos, para manter os profissionais qualificados na empresa.
8. Aumente o ticket médio dos clientes:
Além de fidelizar seus clientes, outra estratégia que pode ajudar a melhorar os lucros é aumentar o ticket médio das compras, ou seja, fazer com que eles comprem valores maiores do que costumavam comprar.
Mas existem algumas formas de aumentar esse ticket sem precisar mexer no valor dos produtos. Uma dica, por exemplo, é oferecer frete grátis acima de determinado valor de compra. Outra estratégia interessante é criar combos de produtos, que estimulem os clientes a conhecer novos itens e fazer compras em conjunto.
No entanto, é importante que esses combos compensem financeiramente o consumidor, dessa forma, ele deve sentir que vale mais a pena optar pelo kit do que pelos produtos individuais.
9. Recupere a inadimplência:
A cobrança de clientes inadimplentes sempre é um assunto delicado, contudo, ela é fundamental para manter a receita em dia e minimizar o impacto nos lucros.
Para facilitar essa cobrança, vale a pena buscar por ferramentas que automatizam a abordagem, por exemplo, enviando e-mails ou mensagens de texto. Dessa forma, é possível lembrar o cliente, seja no caso de faturas vencidas ou até mesmo antes do pagamento, recuperando carrinhos abandonados em lojas virtuais.
10. Acompanhe indicadores de desempenho:
Por fim, para garantir um aumento de lucro na organização é importante ficar sempre atento aos indicadores de desempenho e performance, também conhecidos como KPIs.
Acompanhar de perto os índices de lucratividade, rentabilidade e produtividade é fundamental para que os gestores tomem decisões mais assertivas e consigam controlar metas de vendas ao longo do tempo, bem como, reverter cenários que não estão gerando o resultado desejado.
Entender como aumentar o lucro da sua empresa é fundamental para traçar planos de ação e investir em estratégias que possibilitem um crescimento do negócio. Para isso, é importante manter um acompanhamento financeiro e buscar por ferramentas e tecnologias que ajudem a otimizar os processos.
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