• BAEX

O novo modelo de negócios do varejo

Autor: Tiago Mello.

A pandemia causada pelo corona vírus COVID-19 está sendo algo sem precedentes. Nunca na história da humanidade metade do mundo (3,9 Bilhões de pessoas) foram solicitadas a ficarem de quarentena em suas casas.

A necessidade de um confinamento forçado modificou drasticamente a maneira como consumimos e houve uma digitalização forçada da maneira como consumimos. Muitas marcas estão reportando que além de um aumento grande em sua venda online, a quantidade de clientes que fizeram a sua primeira compra no canal digital da empresa é muito expressiva.

Muitas empresas não estavam preparadas para atender seus clientes nos canais digitais, outras empresas como a Amazon, tentaram deliberadamente fazer com o que o seu cliente comprasse menos, a empresa parou a distribuição de cupons de desconto, parou de mostrar produtos recomendados e reduziu a quantidade de promoções.

O impacto dessas mudanças nos negócios com certeza será muito grande e existe, nesse momento, uma agenda muito crítica de sobrevivência e adaptação nas empresas.

É fato que à curto prazo a pandemia vai causar um dano expressivo à grande parte das empresas e uma parte dessas empresas, infelizmente, não sobreviverá. Mas a médio e longo prazo ela será muito positiva para os negócios. As empresas serão forçadas a rever o seu modelo de negócio e ajustar parcerias que já não eram saudáveis e estavam deteriorando lentamente.

As empresas que conseguirem passar por esse momento sairão mais fortes e mais estruturadas para ter sucesso em atender um cliente que já havia se transformado, e agora será ainda mais exigente.

A grande verdade é que o novo comportamento de consumo está gerando alterações sísmicas no panorama do varejo. As marcas que estão na vanguarda das mudanças estão forçando a concorrência a se transformar, se adaptar ou até a unir forças. É uma corrida para se manter relevante e os verdadeiros vencedores são os consumidores.


Tiago Mello é Professor do BAEX, CEO de Empresas de Fast Fashion e Consultoria em Transformação Digital e Curador de Imersões Internacionais em eventos de Varejo.

17 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone

BAEX
contato@baex.com.br
+55 81 99531-4004
Rua Alfredo Coutinho, 95. Caixa postal 06.

Poço da Panela, Recife - PE, 52061-130