• BAEX

Julgamento e tomada de decisão

Escrito por Matheus Mendes.


Gestores tomam decisões que impactam em seus negócios o tempo todo e a habilidade de analisar cenários considerando o custo-benefício sobre as possíveis ações para escolher a mais apropriada pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa. Além da clareza em relação aos pontos positivos e negativos de cada decisão, é preciso fazer escolhas alinhadas com o propósito e visão da empresa para preservar os objetivos de longo prazo e a identidade da empresa.


A gestão estratégica é construída a partir dos objetivos que a empresa quer atingir e dos esforços que serão realizados para isso, ou seja, as metas de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, as organizações atuam com base nas informações que tem para analisar riscos e oportunidades e determinar quais movimentos são fundamentais para aproximar o negócio dos seus objetivos, o que traz a necessidade da presença de profissionais com a Soft Skill da tomada de decisão bem desenvolvida para assumir essa responsabilidade em cargos estratégicos.


Confira aqui o vídeo “Julgamento e tomada de decisão” da série do BAEX no youtube:


Para julgar situações e tomar decisões da maneira correta, é necessário seguir uma sequência de passos:


  • Identificação do problema:

Entenda importância da situação para estabelecer prioridades.


  • Coleta de dados:

Reúna todas as informações sobre o que está sendo analisado.


  • Identificação de alternativas:

Levante opções e analise os caminhos possíveis com as pessoas envolvidas no projeto.


  • Escolha da melhor alternativa:

Defina o que ganhará e perderá ao escolher um caminho e o que ganharia e perderia ao escolher as outras opções. Utilize critérios claros e objetivos.


  • Decisão e acompanhamento:

Acompanhe os resultados da alternativa que foi escolhida e faça os ajustes necessários durante o processo.



Algumas ferramentas podem ajudar a tornar o processo ainda mais objetivo e deixar as emoções de lado ao adotar o pensamento crítico como parâmetro para julgar e decidir. Nesse texto, trago uma ferramenta da gestão que é muito usada na tomada de decisão e pode ajudá-lo na prática:


MATRIZ DE DECISÃO:


A matriz de decisão é uma ferramenta que possibilita a análise de riscos e oportunidades, de forma a ampliar as oportunidades e minimizar os riscos. Ela auxilia na ampliação da visão de cenários e indica tendências de situações. Dessa maneira, podemos identificar pontos positivos e negativos e embasar nossas decisões.


Sua utilização é simples:

  • Crie uma tabela com 5 colunas.

  • Liste na primeira coluna as principais alternativas.

  • Nas outras colunas, estabeleça critérios de avaliação: impacto, esforço, lucratividade e visão.

  • Toda alternativa deve ser pontuada de 1 a 5 com base nos critérios.

  • Some os critérios impacto, lucratividade e visão e em seguida subtraia com a pontuação do esforço.

  • A alternativa com maior pontuação será a prioridade.

Tabela de Matriz de Decisão

Naturalmente, essa ferramenta não deve ser o único processo a ser realizado para tomar decisões, mas ela pode te ajudar a eliminar algumas opções inviáveis e certamente te aproximará da melhor decisão.


Outra forma de aumentar as chances de tomar decisões corretas é buscar um mentor, alguém que seja da sua confiança e que tenha experiência na situação que você está passando e possa te fazer enxergar aspectos importantes e que não estavam no seu “radar”.


Quando utilizamos critérios objetivos e estabelecemos processos estruturados, a tomada de decisão deixa der ser um momento agoniante e se torna uma oportunidade de aproximar o seu negócio dos seus objetivos de longo prazo.


As habilidades de julgar situações e tomar decisões fazem a diferença na gestão estratégica de qualquer negócio, já que elas te aproximam das suas metas e objetivos, contribuindo para o alcance dos resultados desejados.


74 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone

BAEX
contato@baex.com.br
+55 81 99531-4004
Rua Alfredo Coutinho, 95. Caixa postal 06.

Poço da Panela, Recife - PE, 52061-130