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Isso é marketing. Para ser visto é preciso aprender a enxergar.

Recomendação de Leitura | Professor Aloisio Sotero



O livro "Isso é Marketing" de Seth Godin é a leitura que indico e recomendo porque nos traz reflexões sobre o que é marketing. Como se diz no popular "livro novo é aquele que você não lê". Seth Godin é considerado o "mago do marketing moderno". Escreveu 18 best-sellers que foram traduzidos para mais de 35 idiomas entre os que me lembro: Tribos, Marketing de Permissão , Você é indispensável, A vaca Roxa, O melhor do Mundo, entre tantos outros.


Os conceitos de marketing estão interligados com os de finanças, uma vez que sem produtos, os quais os consumidores compram e recompram as empresas morrem. Quando um produto ou serviço é adquirido pense sempre na próxima compra. Fazer marketing é mudar hábitos de compras e despertar o desejo de quero mais.


A chave ou cadeado? Eis a questão


Para o autor o dilema da chave e o cadeado não faz sentido, porque primeiro fazer uma chave e, depois, sair correndo em busca de um cadeado para abrir é perda de tempo.

A única solução produtiva é encontrar um cadeado e fazer uma chave. Ou seja, é mais fácil criar produtos e serviços para os clientes do que ir buscá-los para seus produtos e serviços. Eis a solução do dilema. Os profissionais de marketing não usam os consumidores para resolver o problema da empresa, mas devem usar o marketing para solucionar os anseios dos consumidores, assinala Seth.


E o que é marketing?


Segundo Seth, o marketing busca sempre mais. Mais participação de mercado, mais clientes, mais trabalho. O marketing é impulsionado pelo melhor. Melhor serviço, melhor comunidade, melhores resultados. O marketing cria cultura. Status, afiliação e pessoas como nós. Acima de tudo, marketing é mudança. Mudar a cultura é mudar o mundo. Profissionais de marketing geram mudanças. Cada um de nós é um profissional de marketing, com a capacidade de fazer mais mudanças do que imaginamos.


A metáfora dos girassóis e suas raízes


"Nossa oportunidade e nossa obrigação é fazer um marketing do qual nos orgulhamos. Até onde chega seu girassol? É com isso que a maioria das pessoas parece se importar. O tamanho de uma marca, quanta participação de mercado, quantos seguidores online. Muitos profissionais de marketing passam a maior parte do tempo em uma campanha de exageros, tentando parecer, nem que seja um pouquinho, maior. A questão é que os girassóis altos têm sistemas radiculares profundos e complexos. Sem os quais nunca ficariam muito altos. Este livro é sobre raízes", afirma o autor


Marketing é mudar a percepção


O produto não se vende sozinho. As melhores ideias não são imediatamente aceitas pela sociedade. Até mesmo o sorvete e um sapato levaram anos para conquistar adeptos. Melhores ideias exigem mudanças significativas. Elas vão ao encontro do status quo, e a inércia é uma força poderosa.


Mudança envolve risco, porque sempre causa um certo alvoroço e muita desconfiança. E também porque muitas vezes queremos que os outros a façam primeiro. Mesmo o seu trabalho mais criativo e perspicaz precisará de ajuda para encontrar as pessoas a quem deve servir. Um trabalho de sucesso conquistará o mundo porque foi projetado para isso.


Marketing vai além do produto


Seth ressalta ainda que o marketing não quer apenas vender sabão, roupas, computador, cursos. Quando você faz uma Live está fazendo marketing. Quando pede ao seu chefe um aumento está fazendo marketing. Ao arrecadar dinheiro para o playground do bairro está fazendo marketing. E quando você tenta expandir o setor em que trabalha, isso também é marketing.


Durante muito tempo, na época em que o marketing e a publicidade eram a mesma coisa, o marketing era algo reservado aos vice-presidentes com um orçamento apertado. Hoje, é para você também. O mercado decide. Você construiu algo incrível. Precisa ganhar a vida. Seu chefe quer mais vendas. A organização sem fins lucrativos de que você gosta precisa arrecadar dinheiro. Seu candidato está indo mal nas pesquisas. Você quer que seu chefe aprove o seu projeto. Marketing é o ato de fazer a mudança acontecer. Criar não basta. Só haverá impacto até que seu trabalho tenha mudado algo no mundo. Seja a cabeça do seu chefe, o sistema escolar ou a demanda pelo seu produto.


Marketing não é só barulho, divulgação e anúncio patrocinado


Como saber se você tem um problema de marketing se você não está tão ocupado quanto deveria. Se suas ideias não estão chegando a lugar algum. Se a comunidade ao seu redor não é o que poderia ser. Se as pessoas ao seu redor não estão conseguindo alcançar tudo o que esperavam. Se o político para quem trabalha precisa de mais votos, se seu trabalho não o satisfaz, se seus clientes estão frustrados... Resumindo: se há uma maneira de melhorar as coisas, você está diante de um problema de marketing.


Marketing: saber fazer a diferença para alguns


Você pode até ter um produto ou serviço extraordinário, muito mais potente que os demais da mesma categoria. Mas, se você lançá-lo num oceano, esse produto ou serviço não vai fazer a mínima diferença na cor da água.


Não temos chances de mudar todo o mundo. Todo mundo é muita gente.

O certo é mudar um grupo de "alguém". De acordo com o que o Seth Godin diz nesse livro, a gente precisa ficar obcecado com esse grupo de alguns. Por isso, esqueça o oceano e procure uma grande piscina. Isso é o suficiente para fazer a diferença.


Depois que funcionar, encontre outra piscina ou, melhor ainda, deixe que seus melhores clientes propaguem a ideia e encontrem outras piscinas para você.




Aloisio Sotero é professor de Finanças para Economia Digital, cofundador e professor da BAEX, Escola Internacional de Educação para Executivos

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