• BAEX

Branding: a importância da marca nos negócios.

Atualizado: Ago 25

Autor: Matheus Mendes.


Para ganhar mercado, se conectar com o público-alvo ou atrair investimentos para o negócio, as empresas precisam trabalhar a gestão da marca, ou seja, o branding.


Nessa perspectiva, o Designer Walter Landon foi muito feliz ao dizer que “Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente.”


Nosso desafio, então, está claro: criar e trabalhar uma marca que provoque identificação e fidelização nos consumidores. Entretanto, antes de te mostrar como fazer isso através de dicas práticas, precisamos esclarecer alguns conceitos importantes:


O que é marca?


A marca vai muito além da logo da empresas. Por mais que esse seja um aspecto importante, a marca é tudo que remete ao que a sua empresa representa, tudo que diferencia ela das demais e envolve a experiência que será passada ao cliente para comunicar seus valores e provocar identificação nos seus consumidores.


E para construir a força que a sua marca precisa, você precisa do branding como uma ferramenta importante nesse processo.


Quer saber o que faz uma marca forte? Clique aqui para assistir nosso vídeo sobre o assunto


O que é branding?


Branding é o trabalho de gestão da marca e pode ser definido como o conjunto de ações planejadas e executadas para a construção de uma marca mais forte e presente junto aos seus prospectos e clientes.


Quando pensamos em branding, precisamos reforçar os valores da empresa para construir uma personalidade consistente para a marca e permitir que os clientes se conectem de maneira genuína com o propósito da empresa. Dessa maneira, os resultados surgem ao longo do tempo.


Qual é a importância do branding?


Você já pagou mais caro pelo produto de uma marca que confia para garantir a qualidade do que estava comprando? Todos nós já fizemos isso, o que mostra que a nossa percepção de valor muda de acordo com o relacionamento que nós temos com cada marca.


É justamente por isso que o branding precisa criar uma conexão emocional com os consumidores e abrir um canal para comunicar os valores e diferenciais da empresa, já que existem vários fatores que nos afetam inconscientemente (por exemplo, os gatilhos mentais).


Além disso, faz-se necessário garantir que a comunicação da personalidade da organização seja efetuada com clareza e objetividade para que haja identificação com o público. Quando o branding ocorre de maneira eficiente, observa-se aumento das vendas, fidelização de clientes e atração de talentos para a empresa.


Como fazer um bom trabalho de branding?


O primeiro passo para um branding efetivo é a identidade visual da sua marca. Entenda, no entanto, que esse conceito vai além da logomarca da empresa (apesar dela ter grande importância no processo.


A identidade visual é a soma de todas as representações visuais de uma marca, sendo os principais:

  • Logo

  • Manual da marca

  • Tipografia

  • Tom de voz

  • Formas

  • Cores

O objetivo da identidade visual é facilitar a associação dela com a sua empresa na hora em que o consumidor estiver buscando por opções.


Depois disso, é necessário definir as estratégias de produção de conteúdo para garantir que a empresa possua autoridade na sua área de atuação e para que consiga captar leads para trabalhá-los no funil de vendas e convertê-los em clientes.


Aqui, entram tanto posts em redes sociais para aprofundar o relacionamento e marcar presença na mente dos consumidores, quanto ebooks, infográficos, podcasts, vídeos e tudo mais que você puder!


Em seguida, deve-se pensar no Marketing de Experiência, uma modalidade que vem ganhando cada vez mais força no mundo empresarial e que precisa estar presente no seu planejamento de branding, pois parte do entendimento de que as pessoas passaram do consumo passivo para a participação ativa e o mundo real mostra que as estratégias de branding não podem ficar simplesmente por trás dos pensamentos do gerentes de marketing e que quem faz a experiência é o prestador de serviço na ponta da empresa.


Para criar uma experiência encantadora do cliente com a marca, é preciso se envolver com o cliente em todas as oportunidades possíveis, personalizando o atendimento da melhor maneira e incluindo elementos emotivos genuínos na jornada dele com o seu produto ou serviço. Dessa forma, a conexão cliente-marca será fortalecida.


Em resumo, trabalhar a gestão da sua marca significa entender o produto ou serviço que a empresa oferece (e transmitir isso aos seus colaboradores), alinhar a sua comunicação de acordo com o seu propósito para atingir os consumidores que possuem afinidade com a sua marca e cuidar do comportamento dos gestores da marca, sempre fortalecendo o endomarketing da organização e incorporando os valores da marca na cultura da empresa.


Fazer um bom trabalho de branding é a maneira mais efetiva de permanecer na mente dos seus clientes e consumidores, aumentando a fidelidade e se posicionando para construir um relacionamento duradouro com eles.


24 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone

BAEX
contato@baex.com.br
+55 81 99531-4004
Rua Alfredo Coutinho, 95. Caixa postal 06.

Poço da Panela, Recife - PE, 52061-130