As empresas familiares são desafiadas a sobreviverem em ambientes altamente competitivos, despertando, assim, a necessidade de profissionalizar cada vez mais a sua gestão.

Por isso, o Programa de Gestão de Empresas Familiares aborda assuntos essenciais para o crescimento destas empresas, tais como: Planejamento Empresarial, Gestão de talentos, Planejamento Patrimonial e Sucessório e Governança Corporativa.
 
 
 
 
 
 
 
 


Para conduzir os módulos, o BAEX conta com professores executivos de mercado, em plena atividade e altamente capacitados para, juntamente com você, desenvolver habilidades e capacidades necessárias para a gestão da sua empresa familiar.

Informações Gerais

Turma Recife 2020

Calendário 2020:

Módulo 1 - 04/07 - Governança Corporativa
Módulo 2 - 04/07 - Compliance e Ética
Módulo 3 - 18/07 - Planejamento Patrimonial e Sucessório
Módulo 4 - 18/07 - Gestão de Talentos

Workshop F - 31/07

 

Horário: 09h - 18h 

 

Carga Horária: 40h

 

Local:Escola F
R. Prof. José Brandão, 163 - 3º Andar
Boa Viagem, Recife - PE


DOWNLOAD DO FOLDER

A quem se destina

  • Família empresária: Sócios, fundadores e herdeiros;

  • Executivos e gestores;

  • Conselheiros e Consultores.

Metodologia

Nossos professores vão direto ao ponto. De forma objetiva, os encontros são marcados pelo dinamismo, compartilhamento de experiências e aplicações imediatas para a sua carreira.
A metodologia é baseada em exposições do conteúdo, estudos de caso, trabalhos em grupo e atividades práticas, a fim de que o participantes possam compreender e, de forma colaborativa, construir seu entendimento sobre cada um dos módulos.

Estrutura do programa

Módulo 1: Governança Corporativa

· Implantando a Governança: princípios e boas práticas;

· Sistema de Governança: Conselho de Administração e Conselho Familiar;

· Sucessão e profissionalização;

· Relacionamento com stakeholders.

Módulo 2: Planejamento Patrimonial e Sucessório

· Planejamento Patrimonial;

· Planejamento Sucessório;

· Repercussões Fiscais no planejamento patrimonial e sucessório;

· Como as regras de sucessão e regime de bens afetam o planejamento.

Módulo 3: Gestão de Talentos

· Liderança;

· Gestão de conflitos;

· Plano de carreira e retenção de talentos;

· Comunicação.

Módulo 4: Compliance e Ética

· Contexto nacional e internacional;

· Comportamento humano: pressão, oportunidade e racionalização;

· Programas de Integridade;

· Principais ganhos de um Programa de Identidade.

Módulo 5: Workshop F

· Um momento estruturado de reflexão e interação entre integrantes de famílias empresárias, potencializando sua contribuição na família e no negócio.

Professores

Gabriela Figueiras

Sócia-Gestora do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, com atuação na área de direito empresarial e internacional. Possui mestrado em Direito Empresarial pela Universidade de Chicago (LL.M), pós-graduação em Direito Corporativo pelo IBMEC-RJ e graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Assessora diversas empresas familiares em todo o Nordeste na elaboração e implementação do planejamento patrimonial e sucessório. Autora de artigos científicos e jornalísticos nas áreas de direito societário, planejamento patrimonial e sucessório e contratual. Participou de cursos diversos em universidades americanas como Yale, Georgia State University, San Diego State University e Fordham University. Professora de Direito Empresarial da pós-Graduação da Uninassau. Fluência em inglês e espanhol.

Marcos Herszkowicz

Consultor de Governança Corporativa e Familiar, fundador da MHRZ - Soluções Integradas em Governança; co-fundador da Escola F – Educação para Famílias Empresárias; também é Conselheiro Independente de Administração da Yes Cosmetics e membro do Comitê de Governança da franqueadora PremiaPão. Faz parte da rede de Mentores da Endeavor Brasil, do Porto Social e é Conselheiro Consultivo do Núcleo de Governança Corporativa de Pernambuco – Projeto RUMO. Também é membro do Comitê Estratégico de Business Affairs da Regional Recife da AMCHAM. Atuou por 8 meses como Consultor da Spencer Stuart, consultoria multinacional de headhunting; 4 anos como executivo líder de Governança Corporativa e Familiar do Grupo Ricardo Brennand; 7 anos como Gerente Jurídico e Secretário-Geral do Complexo Petroquímico-Têxtil de Suape e outros 7 anos como advogado associado em um escritório paulistano especializado em Direito Empresarial. É graduado em Direito pela PUC-SP e tem especialização em Governança Corporativa em Empresas Familiares pelo IBGC, em Gestão de Empresas Familiares pelo INSPER-SP, em Corporate Secretary pelo International Finance Corporation - IFC e em Compliance, também pelo INSPER-SP. Também é certificado em Digital Acceleration pela Hyper Island, escola sueca de inovação.

Mariângela Schoenacker

Diretora de Operações na LHH e Diretora Executiva na Alinhavo, é especialista em carreira e pessoas com ampla experiência em Gestão de Recursos Humanos e Negócios. Foi coordenadora de desenvolvimento e treinamento na Gessy Lever, coordenadora de Recursos Humanos na Alcan, Diretora Regional de Recursos Humanos na Unilever, na Ingersoll Rand (South America / México, na Copersucar e no Estaleiro Atlântico Sul atuando no setor e sendo responsável pela comunicação corporativa e responsabilidade social, implementando centros de desenvolvimento humano para desenvolver os colaboradores da organização e realizar o alinhamento cultural com novos contratados e acionistas. É psicóloga e especialista em Comunicação Corporativa Internacional pela Aberje and Syracuse University.

Raphael Ribeiro

MBA em Direito Empresarial, pela FGV/RJ. Bacharel em Direito pela UNICAP. Cumpriu o programa de educação executiva em Compliance pelo INSPER/SP. Cursou Ciências Econômicas na UFPE. Atuou no setor financeiro e em grandes escritórios de advocacia, assessorando juridicamente operações nacionais e internacionais de investimentos e regularização patrimonial. Foi sócio-gestor da área de Compliance e Integriade do Queiroz Cavalcanti Advocacia e líder de Inovação do escritório. Foi coordenador da Comissão Parlamentar Especial para Elaboração da Lei Anticorrupção de Pernambuco. Foi Vice-presidente da Comissão de Governança Corporativa da Seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Foi Membro da Comissão de Combate à Corrupção da OAB. Co-fundador da startup Humboldt Brasil e líder de desenvolvimento da plataforma Humboldt, solução tecnológica que viabiliza a valoração e a transação com ativos e serviços ambientais. Dedica-se ao estudo sobre instrumentos econômicos e sobre como a inovação pode contribuir para o atendimento do objetivo de desenvolvimento sustentável.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone

BAEX
contato@baex.com.br
+55 81 99531-4004
Rua Alfredo Coutinho, 95. Caixa postal 06.

Poço da Panela, Recife - PE, 52061-130